Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

EFLUL

A Energia de Urussanga vem daqui

 

CIPA é uma comissão formada por empregados da empresa para trabalhar em busca de saúde e segurança do trabalho. O foco da comissão é trabalhar para evitar acidentes e doenças no trabalho, tornando-se permanentemente um serviço de prevenção da vida e da saúde do trabalhador.


Representantes:
A CIPA tem representantes dos empregados e do empregador.


Representantes do empregador: São indicados por ele.


Representantes dos empregados: São eleitos por eles através de eleição feita na própria empresa.


A norma que regulamenta a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é a NR 5.


O membro da CIPA é um funcionário que divide o seu tempo de trabalho entre exercer a função para o qual foi contratado e exercer o trabalho voluntário de prevenção.


Através de reuniões mensais debatem os problemas de segurança do trabalho que foram encontrados na empresa e buscam soluções diretamente com o empregador e com o setor de segurança do trabalho da empresa (se houver).


A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA surgiu mundialmente a partir da Revolução Industrial na Inglaterra, segunda metade do século XVIII, em decorrência da chegada das máquinas nas empresas e do aumento do número de acidentes e lesões, bem como da necessidade de um grupo que pudesse apresentar sugestões para corrigir possíveis riscos de acidentes no trabalho.


No Brasil, a CIPA nasceu em 1944 mais precisamente no dia 10 de Novembro, durante o governo Getúlio Vargas. Em 1953, a Portaria Nº 155, que regulamentou as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes de fato.


A EFLUL preocupada com a gestão em segurança dos seus colaboradores e para cumprir aspectos legais da CLT, implantou a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e desde então começou seu trabalho de prevenção proporcionando um ambiente de trabalho seguro e saudável, orientando os colaboradores sobre os riscos que estão expostos e tentando neutraliza los através de treinamentos, fornecimentos de EPI's, EPC sempre renovando estes e buscando novos e mais modernos para melhoria da saúde e segurança de seus colaboradores.


O objetivo das ações da CIPA é “observar e relatar as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos”. Portanto sua missão é preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores.


Seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização entre os integrantes da empresa, ela deve ser a ponte que liga direção e empregados. E de forma criativa e participativa deve opinar na forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando à humanização do trabalho e conseqüente melhoria nas condições de trabalho.


O número de membros da CIPA é definido através do dimensionamento previsto na NR 5. Esse dimensionamento leva em consideração a quantidade de empregados e o CNAE da empresa.


Principais atribuições da CIPA


– Discutir e ajudar na investigação dos acidentes ocorridos, na empresa e de trajeto;


– Sugerir medidas de prevenção e neutralização dos riscos no ambiente de trabalho, que se julguem necessárias;


– Promover a divulgação e zelar pela observância das normas de segurança do Ministério do Trabalho, como as normas de segurança da empresa;


– Promover o interesse dos empregados pela preservação de acidentes e doenças ocupacionais, ser contagiador das questões de segurança;


– Realizar inspeções de segurança na empresa, seja por causa de denúncia dos empregados, do empregador ou iniciativa própria. Relatar os riscos encontrados ao empregador e SESMT para que os mesmos tomem as medidas de correção necessárias;


– Promover anualmente em conjunto com o SESMT (onde houver) a Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT;


– Participar anualmente em conjunto com a empresa de campanhas de prevenção a AIDS;


Membros da CIPA EFLUL Gestão 2017/2018


PRESIDENTE: JAISON MENEGHEL


SUPLENTE: EVERTON JULIANO MAESTRELLI


VICE PRESIDENTE: ANDREIA LUCIANA FELTRIN STEINER


SUPLENTE: AUGUSTO NICHELE OTTONI DE ALMEIDA


SECRETARIA: VANESSA DURANTE MENEGHEL


SUPLENTE: RAQUEL BUSSULO BAGGIO


Segurança no trabalho é atitude e responsabilidade de todos nós, cultive esta ideia! 

Empresa Força e Luz de Urussanga Ltda

Rua Siqueira Campos - Nº 254 - Centro
Cx. Postal 89 - 88840-000 - Urussanga - SC

Fones: (48) 3441-1000 e 0800-486638

Desenvolvimento Burn web.studio