Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

EFLUL

A Energia de Urussanga vem daqui

Como economizar Energia Elétrica

Economizar energia elétrica é utilizá-la de forma a obter o máximo benefício com um menor consumo de energia, evitando os desperdícios ou o uso inadequado, sem no entanto, diminuir a qualidade, o conforto e a segurança.

Por que Economizar ?

Os custos crescentes, a escassez de recursos, a baixa remuneração, a disponibilidade de recursos hídricos, a otimização dos investimentos e os grandes desperdícios, fazem que seja importante a economia de energia elétrica para o nosso País e acarreta uma menor Nota Fiscal de Energia Elétrica a ser paga pelo consumidor. A economia de energia elétrica é uma fonte virtual de geração de energia elétrica, pois a energia deixa de ser desperdiçada. O custo do kWh economizado é cerca de 6 vezes mais barato do que o kWh gerado e ainda não agride ao meio ambiente.

PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica

O PROCEL é o programa do governo federal vinculado ao Ministério de Minas e Energia que tem o objetivo de promover a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica, eliminando os desperdícios e reduzindo os custos e os investimentos setoriais.

Consumo de Energia Elétrica em uma Residência

Em uma residência típica, a quantidade porcentual (%) média de energia elétrica (kWh) é onde que a energia está sendo consumida, pode ser representado no gráfico a seguir:

É importante salientar que o gráfico apresenta valores médios percentuais (%) de consumo de energia elétrica (kWh) de uma residência típica. Como os tamanhos e quantidades de aparelhos elétricos de uma residência, bem como os comportamentos de hábitos das pessoas, são diferentes, o perfil de consumo de energia elétrica (kWh) poderá ser também diferente do apresentado no gráfico. Por isso é importante que as pessoas da residência conheçam os seus aparelhos elétricos e os hábitos de consumo, para poderem identificar onde está consumindo mais energia elétrica.

Lembre-se

Para o bom desempenho de qualquer aparelho elétrico, deve-se ter as seguintes considerações:

  • Se o equipamento é realmente necessário
  • A instalação elétrica interna comporta esse aparelho elétrico
  • Deve ter o tamanho adequado para as necessidades previstas
  • Deve ter garantia e boa assistência técnica oferecida pelos fabricantes
  • Deve consumir menos energia para realizar o mesmo trabalho
  • O Manual do aparelho foi lido e entendido
  • O aparelho elétrico foi instalado corretamente
  • As pessoas que utilizam o aparelho, foram instruídas de como usá-lo corretamente
  • O aparelho elétrico é utilizado conforme recomenda o fabricante
  • Se possível, adquira os equipamentos com Selo PROCEL de Economia de Energia ou Selo PROCEL/INMETRO, pois eles indicam economia de energia elétrica

Empresa Força e Luz de Urussanga Ltda

Rua Siqueira Campos - Nº 254 - Centro
Cx. Postal 89 - 88840-000 - Urussanga - SC

Fones: (48) 3441-1000 e 0800-486638

Desenvolvimento Burn web.studio